terça-feira, 11 de setembro de 2012

QUAIS OS MATERIAIS QUE PRECISAMOS PARA CONSTRUIR UMA CASA?

As crianças adoram a Galinha Pintadinha, sendo assim, começamos a aula com o vídeo "A casa da Galinha".
 


 
Depois que a turminha assistiu o vídeo, falei da importância de ter horários para fazer as coisas em casa, assim como na escola. Temos que ter hora para almoçar, brincar, cuidar da nossa higiene, dormir e acordar.





Depois assistimos "A casa dos sonhos do Pluto", onde um gênio acabou construindo uma casa para ele.



O objetivo desse vídeo, era fazer com que as crianças percebessem que precisamos de vários materiais para construir uma casa.
 
Perguntei aos alunos: "Qual é a primeira coisa que precisamos para construir uma casa"?
Após algumas tentativas a aluna Jamyle disse:
"A gente precisa arrumar um lugar para construir a casa".

Abri o Google Imagens e deixei que a turminha escolhesse o terreno para a construção da casa.


Olha que belo local!


 
Logo depois o Kaique lembrou: "A gente precisa dos materiais para construir a casa".


Então, usando uma página no word para os alunos visualizarem as palavras, eles começaram a falar a lista dos materiais, enquanto eu a escrevia; "CIMENTO, MADEIRA, TIJOLO, MARTELO, BARRO, PREGO, BLOCO, PALHA, CERÂMICA, OBJETOS RECICLADOS, TELHADO, TINTA, PINCEL, PORTA, JANELA, PISO, AZULEJO, TÁBUA,   LÂMPADA, FIO, TOMADA, VASO SANITÁRIO, CHUVEIRO, PIA, TORNEIRA, GESSO, CANO, COLA, SERROTE, CORDA, ANTENA, VENTILADOR, MAÇANETA, CHAVE, CHAVE DE FENDA, CADEADO, PORTÃO, CAIXA DE AGUA, CAMPAINHA, AGUA, FERRO, AREIA, VIDRO, PEDREIRO, TRENA, GRADE, PEDRA, MAPA DA CASA ( ELES USAM ISSO PARA SABER AONDE VÃO CONSTRUIR O QUARTO, A SALA, O BANHEIRO)".

Para auxiliá-los, eu ía mostrando algumas fotos de casas em construções no Google Imagens.


 

 

Para eles observarem os materiais que ainda não haviam falado.
Para complicar um pouquinho as coisas, perguntei para eles, se eles sabiam o que essa figura representava.

Eles disseram que era o mapa da casa, e servia para mostrar como ía ser construido o quarto, cozinha, banheiro etc. Aproveitei para passear pelos comodos com a criançada e perguntar para elas, quais eram os objetos dispostos pela casa. Inacreditavelmente eles tiveram uma noção espacial espetacular, conseguiram distinguir; FOGÃO, ABAJUR, GUARDA-ROUPA, SOFÁ, FRUTEIRA ETC.
A aula foi maravilhosa, e nem preciso dizer que eles ADORARAM!


No final da atividade, tanto eu como a professora Patrícia nos surpreendemos, pela grande atenção que os alunos tiveram e pela gigantesca lista que conseguiram formar.


 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário